Voltar à página anterior

A extinta Ponte Medieval

 


Das várias estruturas arquitectónicas notáveis em Vila da Ponte, é de mencionar a ponte de Vila da Ponte (destruída em 1965,de acordo com o projecto de demolições de pontes do Távora, para a construção da barragem do Vilar), que pela sua antiguidade e sistema construtivo a que pertencia, e aínda documento da riqueza e importância da Aldeia nos tempos da Idade Média. Esta ponte erguia-se sobre o curso do Távora; foi por muito tempo um dos poucos pontos de passagem do poente para o nascente da Beira e vice-versa; por ela se fazia quase exclusivamente, o tráfego comercial do Porto e Lamego, pelas antigas vias romanas.
A ponte do Távora de Vila da Ponte, localizava-se ao sul da aldeia, próximo da capelinha do Senhor dos Passos e muito próxima do antigo cruzamento da recta com a estrada de Ponte do Abade - Moimenta da Beira.
Esta ponte era a mais antiga das quatro pontes que se erguiam sobre o Távora no Concelho de Sernancelhe, e curioso é de notar que, depois de dar o nome à aldeia, dela o recebe.
Estava assente sobre estreito mas fundo pégo, em rochas vivas que substituiam com vantagem os esporões artísticos dos encontros. Era formada por quatro arcos de volta inteira, à excepção de um, que era quebrado. O maiior tinha de altura 6m; os laterais respectivamente, 4m e 3.5m; o último tinha porém 2m. Não era de demasiada grandeza, mas muito interessante como documento artíistico. O tabolero horizontal media cerca de 50m. Os talhamares, salientes em ângulo agudo, subiam muito alto, divergindo, neste ponto, dos de outras pontes de maior altura. Tinha um agulheiro de cambota, porque as rochas em que assentava, aflorando nas linhas das águas, facilmente supriram os restantes para apoio das cambotas. Toda em silharia irregular, lisa, lavrada a pico miudo, principalmente nas chaves dos arcos e respectivas aduelas. Tinha muitas siglas, modelo românico, no intradorso do terceiro arco da direita, e todas tão interessantes e de tão variadas formas que se encontravam ali, desde a letra do alfabeto, à estrela, desde a chave à figura geométrica.


      
  Ponte em grandes dimensões:         Quadro-1
   (fechar um quadro para clicar outro)       Quadro-2
                                      Quadro-3

 

 
 


 

Voltar à página anterior