Voltar à página anterior
 

Vias de Comunicação

 
 Vias de comunicação

Actualmente Vila da Ponte está bem servida de estradas, quer as respeitantes a itenerários de referência (estrada Trancoso – Lamego), quer às rodovias municipais que a ligam a algumas freguesias e à sede do Concelho; tal modernização e conjunctura de novos traços de estrada, devem-se ao esforço camarário dos últimos anos.

A estrada  de Trancoso a Lamego, divide o concelho ao meio, passando na Vila da Ponte pelo local da Estalagem e Catraia dividindo-os ao meio. A esta estrada vem drenar o troço que desce de Penedono, e que na aproximação a Vila da Ponte, dispõe do roteiro pelo interior da aldeia que se torna bastante congestivo nos dias da semana, e da nova variante, muito paisagística, que vai drenar à ponte sobre o Távora, construída em 1990.

Ferreirim e Vila da Ponte estão ligados pela antiga estrada, agora remodelada, com melhor traçado, nova ponte no ribeiro que desce da Beselga e pavimento a tapete betuminoso.

Os caminhos agrícolas da zona das cheiras, também foram modernizados, sofrendo alargamento, melhoria do piso e ultimamente electrificação, sobretudo para fins agrícolas.

Resta o acesso à Nossa Senhora das Necessidade, cujo único acesso a partir da Vila da Ponte, se encontra em mau estado, estando apenas cerca de metade do trajecto, pavimentada com paralelos, e tal se devendo ao esforço financeiro do povo da aldeia. A acrescentar que a capela de Nª Srª das Necessidades, está localizada no cimo do monte da Borralheira, a cerca de 3 Km da estalagem, e que é um santuário de forte atração de romeiros, essencialmente na feste de 15 de Agosto; por detràs deste monte observa-se aínda a capela de Nª Srª do Encontro e a casa do Ermitão. Também do monte se deslumbra uma paisagem, onde se podem observar muitas terras beirãs mesmo até à divisão com a região do Douro. A albufeira da barragem do Vilar, quando cheia oferece um grandioso panorama de águas rodeadas por margens verdejantes e pequenas aldeias ribeirinhas.

 

Voltar à página anterior